2017/05/17

Apple obtém patentes para Touch ID no ecrã e ecrãs sem margens


A tempo de vir lançar mais lenha para a fogueira dos rumores referentes ao próximo iPhone, eis que a Apple conseguiu mais meia centena de patentes entre as quais se incluem ecrãs sem margens e ecrãs com Touch ID integrado.

Espera-se que o próximo iPhone 8 (ou iPhone X, ou lá como se vier a chamar) vá apostar numa série de novas tecnologias usadas pela primeira vez num iPhone; sendo que entre elas se esperam precisamente o tal ecrã sem margens laterais e o Touch ID integrado no ecrã - como prenunciados por estas patentes da Apple.

Refira-se que a utilização do ecrã "sem margens" já tem estado a ser adoptado por vários fabricantes, nomeadamente no novo Galaxy S8, LG G6, e com muitos outros fabricantes chineses a apressarem-se para lançar modelos equivalentes. A implementação da Samsung, com os seus ecrãs a dobrarem-se sobre as margens laterais parece ser aquela que resulta num visual mais apelativo, mas... continuará a haver quem prefira dispositivos com ecrãs completamente planos - se bem que, tendo em conta o design dos iPhone 6 e 7, a opção pelo ecrã com laterais arredondadas seria mais lógica, como comprovado pela imagem que acompanha a patente respectiva.


Já a integração do sensor Touch ID no ecrã, isso é algo que muitos fabricantes também têm procurado, mas a sua implementação não tem sido simples. A Samsung planeava fazê-lo para o S8 mas não o conseguiu fazer a tempo, obrigando a recorrer à opção alternativa de atirar o sensor de impressões digitais para a traseira do dispositivo; e sendo essa uma das grandes incógnitas para o futuro iPhone: se a Apple e os seus parceiros conseguirão implementar essa tecnologia a tempo (sendo que há quem aponte que essa dificuldade poderá fazer atrasar o lançamento do novo iPhone para perto do Natal).

Por último, importa também referir que estas patentes poderão ter sido pedidas apenas para efeitos de protecção de ideias ou métodos de fabrico e que não sejam aplicadas neste próximo iPhone. Afinal, tratam-se de patentes que já foram pedidas em Julho de 2014 (a do ecrã com Touch ID) e Janeiro de 2015 (o ecrã "sem margens"). Pelo que... continuamos na mesma quanto a saber o que o próximo iPhone, que marcará o 10º aniversário do seu lançamento, irá trazer ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)