2017/05/09

As variações problemáticas dos emoji


Enquanto símbolos pictográficos, os emoji poderão permitir a comunicação mesmo por quem não fale a mesma língua. O problema é que nem sempre as empresas têm a mesma interpretação daquilo que os emoji deverão ser, podendo gerar alguns problemas.

O símbolo de uma pessoa a dançar já sofreu uma alteração implícita - inicialmente seria suposto ser um símbolo genérico sem referência a sexo feminino ou masculino; mas veio a ser considerado que se tratasse de uma mulher - mas a interpretação da Samsung vem adicionar uma nova dimensão na variação... pois apresenta-nos uma criança a dançar.


... Se o emoji for utilizado em determinados contextos, quem estiver a ver a mensagem num smartphone da Samsung poderá ter uma visão bem diferente do que está a ser dito. Este não é o primeiro caso deste tipo (a Apple também trocou o símbolo da pistola por uma pistola de esguichar água) e não será certamente o último... mas vem relembrar que nem mesmo nos emoji se pode acreditar em tudo o que se lê.

Levado ao extremo, para além da selecção da cor da pele, e da existência de emojis femininos e masculinos, ainda se começa a ter que considerar acrescentar um novo parâmetro de selecção da idade do emoji.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)