2017/05/25

IFTTT deixa finalmente encadear acções e programar applets


O IFTTT faz finalmente a vontade aos utilizadores que achavam as suas applets demasiado limitadas, permitindo que criem as suas próprias com acções avançadas e a possibilidade de encadearem múltiplos serviços.

O mais popular serviço de automação de tarefas abriu finalmente as portas aos developers independentes, permitindo que qualquer interessado possa fazer aquilo que até aqui estava disponível apenas para alguns parceiros seleccionados: criar as suas próprias applets, usando programação (se quiser), e podendo encadear múltiplos serviços.

As applets estavam tradicionalmente limitadas a apenas dois serviços, um que servia para despoletar a acção, outro para a efectuar; mas quem começar a usar o IFTTT um pouco mais a sério rapidamente começa a desejar fazer coisas um pouco mais potentes. Com este novo sistema de criação de Applets, é possível fazer-se algo como, se receberem um email - de determinada pessoa, durante determinada hora do dia - então acender uma luz no vosso escritório, seguido de fazer tocar uma música no vosso Android, seguida de enviar uma notificação para o vosso smartwatch, e por fim armazenar o email numa folha de cálculo para registo.

Claro que as possibilidade vão muito para além disto, especialmente se derem uso aos filtros e programação; mas é precisamente aquilo que há muito se pedia para tornar o IFTTT mais útil para os utilizadores avançados... e consequentemente, serem criadas applets mais complexas que poderão facilitar a vida a todos os utilizadores.

Não sendo complicada, aproveitei para criar uma applet que envia um resumo diário agregado (em hora à escolha do utilizador) de tudo o que foi publicado no AadM e restantes blogs da família.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)