2017/05/12

Microsoft apresenta novo Fluent Design para o futuro do Windows


A Microsoft quer modernizar o aspecto do Windows e prepará-lo para um futuro onde aplicações VR/AR se tornem comuns, e para isso apresenta-nos o seu novo Fluent Design.

A última vez que a Microsoft mexeu no seu design foi quando nos apresentou o Metro UI, mas já lá vão muitos anos e a MS aposta em algo bem diferente para o seu novo Fluent Design. Uma nova direcção que, sem querer minimizar o trabalho da Microsoft, parece ir buscar inspiração ao Material Design da Google, atribuindo propriedades físicas e profundidade aos elementos visuais.

Neste Fluent recorrem-se a elementos como a luz, para direccionar a atenção para os pontos de interesse; as animações; a separação de elementos em camadas em diferentes níveis; e também a integração com elementos 3D, estando igualmente apto para lidar com interfaces VR.



Alguns dos exemplos apresentados, como um novo cliente de email ou file explorer com base neste novo estilo, são bastante apelativos - pecando talvez pelo mesmo mal que a Google tem sofrido com o seu Material Design, de apresentar muito menos densidade visual.

De qualquer forma, a chegada deste Fluent Design previsto para a actualização do Windows 10 para o final do ano, irá sendo feita de forma faseada, minimizando o impacto de uma mudança radical.


1 comentário: