2017/05/01

Motor de foguete funcional impresso em 3D em plástico


A indústria aeronáutica e aeroespacial recorre cada vez mais a peças impressas em 3D, mas o MIT decidiu por à prova de seria possível criar um motor de um foguete impresso em plástico... e conseguiu fazê-lo.

As impressoras 3D continuam, lentamente, a popularizarem-se; mas nas áreas industriais, em especial na aeronáutica/aeroespacial, recorre-se a impressoras 3D capazes de imprimir metal, cerâmica ou outros materiais compósitos de eleva resistência. Poucos pensariam recorrer a uma impressão em plástico para um motor de um foguete, mas foi isso mesmo que uma equipa do MIT fez.

Embora o motor tenha sido impresso em plástico, foi capaz de manter uma propulsão supersónica durante alguns segundos, superando com sucesso o seu objectivo. A equipa ainda decidiu ver como é que o motor se comportaria num segundo teste - mesmo tendo sido concebido apenas para ser usado uma única vez - e aí as coisas já não correram tão bem (mas também não se esperava que corressem).

A grande vantagem deste feito é a de demonstrar que poderá ser possível imprimir motores de foguetes em impressoras 3D de baixo custo, permitindo que até pessoas individuais ou pequenas equipas se possam aventurar na sua criação sem ficarem dependentes de impressoras 3D capazes de imprimir metais, com custo bastante superior, fora do alcance da maioria das pessoas.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)