2017/05/10

Windows 10 HomeHub é a resposta da MS ao Amazon Echo


A Microsoft prepara-se para jogar um trunfo que poderá catapultá-la para a liderança no campo dos assistentes digitais, transformando todo e qualquer PC num concorrente do Echo da Amazon ou Google Home.

A Amazon tem liderado o segmento dos assistentes domésticos com o seu Amazon Echo, bem à frente do Google Home,  e até a Apple está a preparar um destes produtos para breve. Em vez de seguir pele mesmo caminho (embora a Harmon já tenha criado uma coluna com a Cortana) a MSestá a preparar um HomeHub para o Windows 10 que permitirá transformar qualquer computador no ponto central para inteligência das nossas casas.


Este HomeHub permite criar ambientes de trabalho partilhados para toda a família, resolvendo desde logo a questão de se usar um PC "pessoal" para esta função, que estaria associado a uma só pessoa, ou que obrigaria a que se tivesse que andar a saltitar entre diferentes utilizadores. Mas não é só para partilhar notas ou gerir o horário familiar que este HomeHub serve... também temos integração directa com outros dispositivos inteligentes, como os da Philips Hue, Nest, Insteon, Wink, e SmartThings.


Isto permitirá que os utilizadores possam controlar toda a sua casa a partir do seu computador Windows sem necessidade de instalarem software específico de cada fabricante, ou programas que façam essa integração.

Embora me pareça possível usar um qualquer computador para esta função, sem dúvida que este tipo de tarefa será melhor adequada a equipamentos pensados para este efeito. Nem que seja pela questão dos consumos, já que é bem diferente ter um PC sempre ligado, do que ter um Amazon Echo ou Google Wifi, com gastos energéticos bem mais reduzidos. De qualquer forma parece-me uma excelente aposta da Microsoft... e cá estaremos para ver que tal resulta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)