2017/06/26

Android ganha icon de relógio animado 9 anos após lançamento


Demorou quase uma década, mas o Android O vai finalmente ganhar a capacidade ter um icon animado da app do relógio.

Ter icons animados não foi uma prioridade durante os primeiros anos dos sistemas operativos mobile como o Android e iOS, mas à medida que os anos passaram começou a tornar-se um pouco ridículo que certos icons não se tornassem um pouco mais úteis. No iOS, depois de muitos anos, a Apple lá o transformou num icon animado (e que não só apresentava a hora correcta, como até tinha um ponteiro dos segundos); no Android, parece que isso vai finalmente chegar com o Android O... ou recorrendo a launchers alternativos como o Action Launcher.

Também aqui a Google parece ter levado a peito a questão de permitir que o icon animado fosse realmente visível, adicionando um ponteiro dos segundos que seria perfeitamente dispensável num icon. Em vez disso, muito mais sentido faria em que tratassem do icon da app do calendário, que continua a apresentar o dia 31 continuamente, em vez de nos indicar em que dia estamos; ou o icon da app de meteorologia, que poderia apresentar o estado do tempo.

... Esperemos que esses casos não fiquem esquecidos e que esta nova capacidade de animação dos icons não fique limitada ao icon do relógio.

5 comentários:

  1. o icon do calendário tem um 26
    no meu telefone.

    ( nova @ 7.1.1 ? )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas no Android 7 stock (num Nexus 6) não... :)

      Eliminar
    2. Exacto, a maioria dos fabricantes com representação no ocidente inventa nas launchers dos androids que vendem. Este é mais um problema que a Google teve de enfrentar por começar a tentar entrar num segmento mais mainstream e menos entusiaste, concorrendo directamente com os outros fabricantes. Por exemplo, julgo que até à versão 4, e eu comecei no android com o 1.5, o marcador do telefone não permitia pesquisar os contactos a partir do marcador, tínhamos de ir ao contactos e depois escolher um a um na lista alfabética.

      Eliminar
    3. Além disso no iOS faz mais sentido essa necessidade sentir-se porque não têm widgets, os ícones das aplicações são o fundo do ecrã do telemóvel antes de clicarmos nalguma opção. O android desde o ínicio que os permitiu, mitigando um pouco a falta daqueles.

      Eliminar
  2. A muito tempo que deixei o nova para este launcher . E sim é verdadeiramente útil este launcher para o meu dia a dia. Concordo contigo @Pedro Varela o Android nunca precisou deste feature por causa dos widgets. Mas mais vale ter do que estar em falta.

    ResponderEliminar