2017/06/05

Apple precisa remodelar iMessage apps e 3D Touch no iOS 11

O iOS ganhou a reputação de ser um sistema simples de usar, mas ao longo dos anos tem ganho alguma complexidade que, no actual iOS 10, faz com que algumas das suas novidades nem sequer sejam conhecidas ou utilizadas por partes significativa dos utilizadores.

Coisas como o 3D Touch e as apps no iMessage foram anunciadas como sendo "revolucionárias"... mas desde então a sua utilização continua a ser bastante reduzida face a todo o universo de utilizadores e equipamentos iOS.

Aliás, a situação fica bem expressa quando uma das apps que foi usada para demonstrar a funcionalidade das apps no iMessage, a DoorDash para encomendar comida, decidiu remover a funcionalidade passados poucos meses, por falta de interesse dos utilizadores. Utilizadores que ainda agora continuam sem saber que podem ter apps dentro do iMessage, ou que sabem que existem mas não sabem como lhes dar uso.

O 3D Touch sofre de mal idêntico, mas com a atenuante de ser uma funcionalidade que só ficou disponível a partir do iPhone 6S, pelo que continuam a haver milhões de utilizadores com iPhones que não podem tirar partido dela - e como tal, limitando o potencial para apostar em força nesta funcionalidade que tem sido relegada para atalho de funções que têm que ser possíveis de usar em iPhones sem 3D Touch.

Aqui a solução poderá ser mais simples (e relembro que sou das pessoas que tinha grandes esperanças para o 3D Touch se tornar numa forma comum de interagir nos touchscreens, de forma tão natural quanto agora consideramos o "pinch to zoom") pois à medida que os iPhones vão envelhecendo, teremos uma proporção cada vez maior de iPhones com 3D Touch, o que facilitará começar a considerá-lo como "disponível para todos". Já para as apps do iMessage, a solução talvez obrigue a repensar por completo a forma como isso é apresentado aos utilizadores.

Felizmente, deveremos ficar a conhecer o iOS 11 já hoje, pois arranca a WWDC 2017 da Apple, e tal como para o novo iPhone, também se esperam grandes novidades para este sistema que irá marcar o 10º aniversário do lançamento do iPhone.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)