2017/06/10

Cientistas observam distorção gravitacional em estrelas distantes


Os cientistas já comprovaram que a gravidade distorce o espaço (e o tempo), mas agora, pela primeira vez, conseguiram observar esse fenómeno em estrelas distantes.

O efeito da distorção gravitacional previsto por Einstein na sua teoria da relatividade já foi comprovado em observações feitas durante eclipses do nosso Sol (permitindo ver estrelas que na realidade estariam atrás do Sol, mas se mantiveram visíveis devido a esse efeito) mas agora foi observado em estrelas bem mais distantes.

A tarefa não foi fácil, pois para ser feita era necessário ter dados com elevada precisão sobre a movimentação e localização das estrelas, e determinar quais seriam as candidatas ideais para serem monitorizadas enquanto outra passasse à sua frente. Algo que por si só representou uma imensa trabalheira e deu bastantes dores de cabeça aos astrónomos.

Mas finalmente, lá conseguiram observar novamente o efeito de distorção que até pode actuar como uma lente de aumento e permitir observar coisas que não seriam detectáveis sem a ajuda deste fenómeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)