2017/06/24

Cria um mapa físico que mostra o estado do trânsito


São fãs das informações de trânsito do Google Maps? Então que tal fazerem um mapa que mostra a rota recomendada e o tempo estimado de viagem para casa, trabalho ou outro destino frequente?

É incrível o que se pode fazer com um diminuto e económico ESP8266, e este projecto de um mapa com indicador do estado do trânsito e a rota mais rápida, é mais um exemplo disso. Neste mundo onde o digital tomou o lugar do físico, até parece estranho alguém preferir ter um mapa físico num quadro, em vez de usar um ecrã. Mas o que é certo é que, quer seja por nostalgia ou simplesmente por ser mais prático e imediato para quem não for fã dos computadores, continua a ser um excelente projecto que tem a vantagem de combinar inúmeras funcionalidades que poderão ser úteis para muitas outras ideias.

Neste caso, para além do ESP8266, temos a utilização de um display LED de 7 segmentos com quatro dígitos, múltiplos LEDs RGB endereçáveis, e ainda bibliotecas que permitem a fácil configuração do sistema via WiFi, o acesso à API do Google Maps, de acesso e conversão do tempo actual, etc.

No final, temos um projecto que por cerca de 25 euros é capaz de mostrar o estrado do trânsito na rota pretendida, iluminando os LEDs a verde, amarelo ou vermelho, e ainda mostrar o tempo estimado de viagem - e tudo isto sem depender de qualquer smartphone e necessitando apenas de uma ligação WiFi à internet.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)