2017/06/15

Curso de Internet of Things mostra como usar os ESP8266 para tudo


Querem criar um sistema que quando detecta movimento vos envia um email ou notificação, ou que faça acender uma luz dependendo da previsão do estado do tempo? É algo que poderão fazer em minutos e com custo negligenciável.

Muito se fala de Internet of Things, mas o mais importante será relembrar que este é um novo mundo no qual qualquer interessado se pode aventurar, e com apenas meia dúzia de euros criar todo o tipo de dispositivos inteligentes que cumpram a função que desejar.

No Instructables têm um curso de Internet of Things que recorre ao versátil ESP8266 como ferramenta de trabalho, e que nos apresenta vários exemplos que podem servir de base para todo o tipo de projectos que possam querer fazer. Para além do processo inicial de configuração, as lições mais interessantes são aquelas que nos mostram como é fácil criar um sistema que a partir de alguma acção local possa despoletar acções na internet (como enviar um email quando carregam num botão, mas que da mesma forma poderia muito bem ser enviar um alarme sempre que um sensor de temperatura atinge determinado valor, ou for detectado movimento); assim como a que trabalha em sentido inverso, de algo na internet despoletar uma acção local (por exemplo, um botão no smartphone que possa acender ou apagar uma lâmpada, ou que um email enviado por determinada pessoa ou com determinado assunto possa fazer tocar um alarme).

Quando se considera que placas com o ESP8266 como os NodeMCU, estão disponíveis por apenas 4 euros, e podemos adicionar um Arduino com dezenas de extras por menos de 40 euros (que também poderão ser usados com o NodeMCU), o difícil é encontrar desculpas para não os usar em tudo e mais alguma coisa!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)