2017/06/04

Empresa Sueca implanta chips nos funcionários


Colocar um chip nos animais já é uma prática corrente (e obrigatória nalguns casos) para facilitar a sua identificação; mas numa empresa sueca isso também está a ser proposto aos funcionários e mais de uma centena e meia já aceitou fazê-lo.

O implante do chip na mão (fica sob a pele entre o polegar e o indicador) pode ser feito de forma simples, e que o fez diz estar satisfeito com as vantagens que isso traz. Em vez de andar com cartões de acesso para abrir portas, ou introduzir códigos para ter acesso a diversos equipamentos, basta "passar a mão" para ser reconhecido. Até no refeitório, para pagar a comida, o simples passar da mão é suficiente para tratar do assunto.


É certo que o mesmo poderia ser feito usando-se outras técnicas menos invasivas, como as impressões digitais ou reconhecimento facial; mas ao contrário destas, o chip poderá ser alterado ou reprogramado caso seja necessário mudar de códigos (por exemplo em caso dos mesmos terem sido comprometidos)... coisa que não acontece com os nossos dados biométricos, que uma vez "roubados", nunca mais poderão ser considerados seguros.

Será que daqui por uns anos, começaremos a ter o implante de chips obrigatório, primeiro para efeitos de identificação em empresas, mas mais tarde sendo aplicado ao próprio registo nacional dos cidadãos? Quem sabe...

Estariam dispostos a fazê-lo, se isso evitasse a necessidade de usar passwords nos computadores e smartphones?

10 comentários:

  1. ...este mundo está pior que quando ouve a PESTE NEGRA, qual será melhor?

    ResponderEliminar
  2. Que raio de ocmentários...
    Eu não aceitava.
    Sou avesso a agulhas.

    ResponderEliminar
  3. Nada de novo já é um pouco antiga esta empresa. Conheci o caso na série Dark Web. Eles no início disponibilizaram para "outras" pessoas. Quando puderes vê Carlos tem casos muito bons.

    ResponderEliminar
  4. Nada de novo já é um pouco antiga esta empresa. Conheci o caso na série Dark Web. Eles no início disponibilizaram para "outras" pessoas. Quando puderes vê Carlos tem casos muito bons.

    ResponderEliminar
  5. George Orwell e o seu livro "1984".
    A carneirada no seu melhor​...

    ResponderEliminar
  6. Fazia já amanhã se isso evitase códigos e passwords, mais códigos e mais passwords.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. E porque não uma coleira no pescoço ???

    ResponderEliminar

[pub]