2017/06/13

Freewallet rouba milhões em moeda digital?


Os utilizadores do serviço Freewallet estão em pânico ao verem as suas carteiras de dinheiro digital serem limpas e transferidas para uma conta desconhecida que já acumula vários milhões de euros.

As moedas digitais tornaram-se populares com as notícias de terem transformado alguns poucos euros em milhões, mas isso não significa que não estejam sujeitas aos mesmos riscos de roubo que afectam o dinheiro físico. Neste caso, o serviço Freewallet disponibiliza carteiras para guardar diferentes tipos de dinheiro digital (Bitcoin, Ethereum, Monero, etc.) e surpreendeu  os utilizadores com moeda Ethereum ao transferir as suas carteiras para uma conta desconhecida.

O pânico instalou-se entre os utilizadores à medida que iam vendo o dinheiro nessa conta acumular-se e atingindo vários milhões de euros, fazendo ressurgir os receios de se estar perante novo caso de fraude em larga escala. Entretanto o serviço já veio responder dizendo que está tudo bem, e que se trata apenas do seu sistema de funcionamento que agrupa todo o dinheiro dos utilizadores numa conta comum, mas que todos os valores estão assegurados - tendo o caso sido complicado pelo excesso de transacções verificado ontem por culpa de um novo projecto (Bancor) financiado em Ethereum e que causou enormes atrasos em inúmeras exchanges de moeda digital (o Coinbase chegou a ficar inacessível por várias horas).

... Claro que as suspeitas permanecem, com vários utilizadores a dizer que isso seria uma resposta típica que um scammer daria no caso de estar a proceder ao roubo de milhões. Pelo que, fica o alerta de que a segurança prometida por estes serviços de carteiras digitais, fica também intrinsecamente associada a que tenham total confiança de que o serviço não irá pegar no vosso dinheiro e fazê-lo desaparecer de um momento para o outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)