2017/06/29

Google Photos passa a fazer sugestões e partilhas automáticas

Partilhar fotos no Google Photos passa a ser ainda mais fácil, com a chegada dos novos sistemas com sugestão de partilhas e partilha automática.

Hoje em dia tiramos mais fotos que nunca, mas é também frequente que muitas dessas fotos acabam por ficar apenas no nosso smartphone (ou álbum do Google Photos) sem serem partilhadas com as pessoas que estão nas fotos ou familiares ou amigos que teriam interesse em tê-las também. No último Google IO a Google revelou estar a trabalhar nesse problema, e agora essas alterações ficam disponíveis para todos os utilizadores, facilitando a partilha de fotos e álbuns.

Recorrendo à inteligência artificial, o Google Photos passa a ser capaz de fazer sugestões de partilhas de fotos com base nos rostos das pessoas presentes nas fotos e nas pessoas com que as costumamos partilhar. Esta actualização adiciona uma secção dedica à partilha na app, demonstrando o quanto a Google leva bem a sério esta funcionalidade, e que também funciona como forma rápida para aceder a todas as fotos  e álbuns partilhados.

Mas, a funcionalidade mais potente é a partilha automática. Com ela, podemos definir se queremos partilhar todas as nossas fotos com alguém, ou só um subconjunto (por exemplo, de determinadas pessoas). Por exemplo, os pais podem escolher partilhar automaticamente as fotos dos filhos... embora também se sujeitem a que, ocasionalmente, se deparem com alguma foto partilhada de forma incorrecta... (demonstrando que o reconhecimento facial ainda não pode ser garantido a 100%).


Vamos lá ver se com isto a Google ajuda a reduzir as tais situações em que se desejaria ter acesso a fotos que infelizmente têm tendência para ficar nos smartphones dos amigos e familiares.

3 comentários:

  1. Não estou certo que esta função de reconhecimento facial esteja disponível na Europa, devido a questões legais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://abertoatedemadrugada.com/2015/12/como-activar-o-agrupamento-de-fotos-por.html

      Eliminar
    2. Obrigado Carlos :)...Mas não deixa de ser verdade.

      Eliminar