2017/06/22

Inteligência Artificial faz edição de vídeos em segundos


Transformar dezenas de takes numa obra-prima cinematográfica poderá em breve estar ao alcance de qualquer um, bastante apenas seleccionar o estilo que deseja e deixar que a inteligência artificial faça o trabalho por si.

Quem já se tiver aventurado na edição de vídeos, saberá a trabalheira que isso representa e o tempo que se perde a fazê-lo. Multipliquem-se o número de takes, e a trabalheira aumenta exponencialmente, ao ponto de poder dar dores de cabeça só de pensar em lidar com tudo isso. Felizmente, a solução poderá estar mais próxima do que se pensa...

Investigadores de Stanford criaram um sistema que recorre a Inteligência Artificial para analisar os vídeos e editá-los de forma automática de acordo com o guião e o estilo cinematográfico pretendido. Por exemplo, pode-se escolher um estilo que dê mais ênfase a um dos personagens; ou que torne o vídeo mais movimentado, com maior número de cortes e mudanças de plano; etc.


Por agora o sistema funciona apenas com cenas de diálogo, mas os resultados são impressionantes. Mas, antes dos editores começarem a temer o desemprego, há que relembrar que nenhuma ferramenta automática substituirá a mestria humana. Quando muito, poderá acelerar o processo de testar vários estilos para ver o efeito que teria... e claro, muitos dos que se iniciam a fazer filmes (ou que desejem fazê-los de forma rápida) poderão apreciar uma ferramenta como esta, que eventualmente chegará aos programas de edição de vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)