2017/06/06

iOS 11 pode remover apps não usadas para libertar espaço


O espaço nos nossos smartphones nunca é suficiente, e no iOS 11 teremos uma nova opção que vem dar uma ajuda, removendo apps que não se utilizam, mas mantendo os dados para as podermos reinstalar quando quisermos e manter tudo como estava.

Demorou quase uma década, mas a Apple finalmente ouviu um dos pedidos que tenho feito há anos e que visa lidar com a acumulação de apps que raramente se utilizam, mas que se gosta de manter no iPhone para a eventualidade de um dia precisarmos delas - ou talvez apenas por mania.

Com esta nova opção, é possível fazer o "offload" da app, o que elimina a app mas mantém os seus dados; o que acaba por ser a mesma táctica que a Apple implementou para ajudar na actualização para novas versões do iOS em dispositivos que não tinham espaço suficiente para isso. Agora, isso passa a ficar disponível para beneficiar os utilizadores também durante a utilização normal dos seus iPhones e iPads, facilitando a gestão quando o espaço disponível começa a ser reduzido (e bem sabemos que é sempre uma questão de tempo até que tal aconteça, por muita capacidade que o dispositivo tenha).



Há apenas um pequeno pormenor que será preciso ter em conta. Para se poder voltar a reinstalar a app será necessário que a mesma continue disponível na App Store; pelo que se querem manter algumas apps antigas que entretanto já foram removidas não deverão utilizar esta funcionalidade - embora também se arrisquem a que um dia destes o iPhone se recuse a correr essas mesmas apps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)