2017/06/17

Rover lunar no LEGO Ideas


Os fãs do espaço e dos LEGO têm no LEGO Ideas mais um excelente projecto de um rover lunar que vem apetrechado de funções motorizadas para se deslocar e realizar todo o tipo de experiências no solo lunar.

O projecto chama-se Extreme Lunar Rover e não é por acaso que isso acontece. Este rover com seis rodas motrizes e eixos de transmissão independentes conta com 5 motores e um actuador linear. São dois motores XL para mover as rodas (um para cada lado do rover), um motor M para a broca frontal, um motor M para o actuador linear que faz subir e descer a broca de exploração, e um motor M para movimentar um engenhoso sistema com uma pá que pode fazer a recolha de solo para análise. Para além disso ainda temos LEDs para servirem de faróis.

Com tantos motores, já se pode imaginar que caso este projecto alguma vez viesse a ser aprovado, iria ter um preço bastante elevado - o que por si só será um grande ponto "contra". Por outro lado, o sistema bem que poderia ser simplificado de modo a que muitos dos motores extra pudessem ser opcionais e comprados à parte por quem quisesse, sendo operados manualmente de origem.

Mas, antes de chegarmos a essa fase das preocupações, será primeiro necessário atingir os 1000 apoiantes; e considerando que apenas tem pouco mais de 100, ainda há um longo caminho pela frente a percorrer... quase tão longo como a distância que nos separa da Lua.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)