2017/06/29

SSD Intel 545s estreia 3D NAND de 64-layers


Depois de ter deixado a Samsung dominar nos SSDs destinados ao mercado de consumo, a Intel finalmente apresenta uma alternativa que poderá ajudar retomar a opção pelos SSD face aos discos mecânicos.

Há muito que os SSDs são altamente recomendados para todo o tipo de utilização; o problema é que continuam a não ter versões de grande capacidade a preços competitivos... e isso é algo que pode começar a acontecer graças às novas memórias 3D NAND de 64 layers que a Intel estreia neste SSD 545s.

O 545s tem prestações idênticas às de um 850 EVO da Samsung, anunciando 550MB/s em leitura e 500MB/s em escrita; e, mais importante, já não sofre dos problemas de lentidão que faziam as versões anteriores baixarem para velocidades de 40MB/s. Igualmente importante, a versão de 512GB ficará disponível por um preço de $179, que se poderá reduzir ainda mais quando as lojas começarem a fazer as suas promoções.

[Os novos chips permitem poupar *este* espaço]

A Intel fica assim com uma excelente alternativa aos SSDs da Samsung, mas o problema é que também os principais concorrentes (Samsung, Toshiba e WD) estão neste momento a trabalhar nos seus SSDs com 3D NAND de 64 layers, pelo que a competição continuará a ser bem feroz neste segmento. Aliás, a Toshiba já anunciou chips NAND de 96 layers para 2018, que permitirá oferecer mais 50% de capacidade na mesma área.

... Vamos lá ver se 2018 será o ano em que finalmente será possível ter um SSD de 1TB a preço decente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)