2017/07/01

As origens do IBM PC


É fácil esquecer as coisas à media que as décadas vão passando, e se calhar muitas das gerações mais recentes nem sequer fazem ideia porque motivo os PCs se chamam "PCs" - e muito menos das suas ligações a empresas como a Atari, ou pessoas como Gary Kildall.

Os mais curiosos já poderão ter passado por documentários ou filmes que recontam as loucas aventuras na área da informática na década de 70 e 80, acompanhando a criação do PC, do crescimento da Microsoft e da Apple. Mas agora há mais um relato que recomendo vivamente a todos, que nos dá a conhecer alguns aspectos da criação do IBM PC que poucos poderão conhecer.

Coisas como a ideia de criar um computador pessoal na IBM ter surgido após a Atari os ter abordado propondo-lhes serem eles (Atari) a criarem esse micro-computador (e despoletando a criação de uma equipa interna na IBM, que tinha como missão demonstrar que eles o conseguiram fazer sem ajuda da Atari); a negociação com a Microsoft e Bill Gates, por estarem interessados em meter o BASIC neste novo computador; as relações com a Digital Research e Gary Kildall, um visionário quase desconhecido do grande público, mas que foi somente a primeira pessoa a ligar um disco a uma computador e a criar o sistema operativo para tirar proveito dele (que se viria a tornar no CP/M), assim como da BIOS, como forma de facilitar a integração do software em diferente hardware.

O maior problema foi que Gary Kildall era uma pessoa que continuava a dar prioridade à sua curiosidade e interesses tecnológicos, e não apreciava a posição da IBM (que se via como um colosso a lidar com "micro-empresas") - situação que também causava enorme frustração na IBM, que dava prioridade a lidar com um muito mais receptivo Bill Gates... e que seria ponto fulcral que viria a fazer com que a MS entrasse no mercado dos sistemas operativos para dar resposta às necessidades da IBM para o seu "PC".

... Quem sabe como as coisas poderiam ter sido, se Kildall tivesse agradado mais à IBM e o CP/M tivesse sido o escolhido -tal como tinha sido sugerido por Bill Gates- em vez de levar à criação do MS-DOS? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)