2017/07/04

Asus lança placa de 10Gbps económica


Quem estiver desesperado para acelerar a sua rede doméstica já pode começar a pensar no upgrade para uma rede ethernet de 10Gbps, pois finalmente começam a chegar placas a preço acessível.

Ao contrário do que tem acontecido no WiFi, USB e Thunderbolt, onde as velocidades têm aumentado consideravelmente ao longo dos anos, as redes Ethernet têm-se mantido teimosamente no 1Gbps - velocidade que em tempos era considerada extraordinária, mas que actualmente se revela ser insuficiente para lidar com conteúdos de gigabytes e terabytes. No segmente empresarial a evolução para os 10Gbps já começou há algum tempo, mas os preços faziam com que tais soluções fossem impraticáveis para o mercado doméstico... até agora.

A Asus lançou uma placa ethernet XG-C100C 10 GbE / 10GBase-T que custa apenas $99 e vem abrir as portas à adopção desta tecnologia pelos utilizadores comuns - onde por "comuns" nos referimos aos que têm sofrido com a velocidade de 1Gbps na sua rede. :)

A placa utiliza um controlador  AQtion AQC107 da Aquantia, necessitando apenas de um slot PCIe 3.0 4x e possibilitando velocidades de 10Gbps sobre cabos Cat5e/Cat6 (também funcionará com velocidades de 5Gbps, 2.5Gbps, 1Gbps e 100Mbps). A placa representa um corte para metade no preço face à anterior placa Asus de 10Gbps, a ROG Areion 10G; e para cerca de um terço das placas Intel. Agora, falta apenas que também os switches baixem um pouco mais de preço, embora a ASUS XG-U2008 10GBase-T também já se possa encontrar a $229 com descontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)