2017/07/19

Bluetooth ganha redes mesh


Não é segredo que o Blueooth se quer tornar num canal de comunicação que dê "para tudo", e acaba de dar mais um grande passo nesse sentido, com a capacidade de criar redes mesh.

O Bluetooth tem sido uma excelente forma de comunicar com outros dispositivos sem que se tenha que depender de uma rede WiFi, no entanto também tem as suas limitações. Uma delas é o seu alcance, coisa que passa a ser resolvida através do suporte para redes mesh. Nestas redes, em vez de necessitarmos de potências exageradas para comunicar com um dispositivo que esteja, por exemplo, no outro lado da casa, bastará comunicarmos com o dispositivo bluetooth mais próximo de nós, e essa comunicação irá sendo repetida de dispositivo em dispositivo até chegar ao seu destino.

O conceito não é novo, sendo exactamente o mesmo que sistemas como o ZigBee utilizam há mais de uma década (sendo utilizado pelas Philips Hue) ou, mais recentemente, o Z-Wave. A sua grande vantagem é permitir a criação de redes com baixo consumo de energia, mas que facilmente se podem expandir por grandes áreas - sendo precisamente isso que este novo Bluetooth mesh espera ganhar.

Resta agora saber se o Buetooth mesh se conseguirá impor neste segmento, usando o o facto de ser muito mais popular e estar disseminado como trunfo; ou se entretanto ele próprio se arrisca a deixar de ser necessário, já que também o WiFi se tem tentado aproximar das comunicações de baixo consumo (e actualmente já podemos ter chips com WiFi a preços irrisórios).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)