2017/07/01

Faz um "HUD" para o teclado com um Raspberry Pi


São daquelas pessoas que não dispensa o máximo número de widgets no ambiente de trabalho do computador, para saber o que se está a passar? Então vão gostar deste projecto que liberta o monitor principal apresentando essa informação em dois ecrãs que ficam encostados ao teclado.

Este projecto para um "HUD" recupera um conceito que já alguns tentaram fazer, mas que nunca pegou (pelo menos até agora) de adicionar ecrãs aos teclados (lembram-se do Eee Keyboard?) Neste caso esse problema não se coloca porque, sendo um projecto feito apenas por quem quiser... é garantido que será funcional e útil, e ajustável ao que se pretende.

A ideia básica é simples, consistindo num módulo com dois ecrãs, um que fica a cardo de um Raspberry Pi e que apresenta informação referente ao router/firewall e que permite ver o estado da ligação à internet mesmo quando se está a fazer qualquer outra coisa no computador - ou mesmo tendo o computador desligado; o outro que apresenta informação referente ao PC, como carga do CPU, temperatura, RAM utilizada/livre, etc. Este é um mini LCD de 5" que fica ligado directamente ao PC, actuando como segundo monitor - ou no caso deste projecto, como terceiro monitor, já que ele já usa dois monitores principais.


Por vezes as coisas que parecem complicadas acabam por ser mais simples do que se imaginava à primeira vista. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)