2017/07/12

Investigadores transformam voz em vídeo realista de pessoa a falar


Investigadores criaram um método que consegue recriar um vídeo realista de alguém a falar, apenas com base numa gravação de áudio.

Se dúvidas houvesse, eis que fica mais uma vez demonstrado que definitivamente não se pode acreditar naquilo que se vê. Investigadores criaram um método que permite transformar uma simples gravação de voz num vídeo onde se vê uma pessoa a dizer essas palavras, de forma natural e que será de difícil detecção.

Para que isso possa ser feito é necessário treinar o sistema com o maior número possível de vídeos - razão pelo qual o escolhido foi o ex-presidente norte-americano Barack Obama, que conta com um vasta catálogo de vídeos disponíveis publicamente - e os resultados são surpreendentes, já que o sistema consegue sobrepor o formato pretendido da boca tendo em conta os movimentos do rosto.

Embora seja fácil imaginar este tipo de ferramenta a baralhar ainda mais o mundo (nesta época de "fake news"), os investigadores tinham aplicações bem mais produtivas em mente, como a possibilidade de um sistema de videochamada enviar apenas a voz, com o rosto da pessoa a ser gerado digitalmente no destino, permitindo uma poupança significativa na quantidade de dados transferida.

... Até lá, não acreditem (cegamente) em nada do que ouvem, leiam, e ou vejam... :)





2 comentários:

  1. Ainda está um pouco longe da perfeição, logo no início do segundo vídeo mesmo antes da comparação notasse que não é real mas tem pernas para andar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse está a mostrar os vários passos de aprendizagem. :)

      Eliminar