2017/07/03

iPhone 8 não terá Touch ID no ecrã


Depois de se começar a assumir que a Apple já teria encontrado forma de integrar o Touch ID no futuro iPhone 8 com ecrã total, chega um relato em sentido contrário de um analista com boa tradição nas previsões que faz sobre os produtos da Apple.

O popular analista Ming-Chi Kuo da KGI vem refrear os ânimos dos fãs, com um novo relatório onde prevê que o iPhone 8 deste ano virá com o aguardado ecrã sem margens, mas que ainda não será desta que teremos um sensor Touch ID integrado no ecrã.

Uma previsão que poderá ser devastadora para os fãs, mas que se terá baseado em factos como o dos sensores para ecrãs da Qualcomm apenas ficarem disponíveis em volume para meados do próximo ano, lançando sérias dúvidas de que a Apple conseguirá ter esta tecnologia pronta para lançamento em volume já este ano.

Resta a esperança de que a Apple possa surpreender o mercado, tal como o fez aquando do lançamento do iPhone com ecrã Retina, que muitos analistas também diziam que só seria possível um ou dois anos mais tarde. Mas também se pode dar o caso de que a Apple passe a dar mais foco a outros sistemas de autenticação e desvalorize o facto do Touch ID passar para a traseira. Por exemplo, espera-se que o iPhone 8 venha com uma câmara frontal 3D, que permitirá fazer reconhecimento facial de forma mais robusta que o habitual.

Seja como for... se o iPhone 8 chegar ao mercado sem Touch ID no ecrã, não deixará de ser considerado um "falhanço" ao estilo do que foi sentido pela Samsung no Galaxy 8, onde também foi obrigada a despromover o sensor de impressões digitais da frente (onde fazia parte da sua "imagem de marca") para a traseira, num local não muito ergonómico - por muito que a Apple tente dar a volta ao assunto, como quando começou a fazer crescer as dimensões do iPhone do seu tamanho "ideal".

3 comentários:

  1. Passa a usar-se um padrão de autenticação mais fraco no Apple Pay? Não faz sentido um iPhone sem Touch ID.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, seria apenas apenas (e eventualmente) um método alternativo para minimizar o impacto de passar o Touch ID para trás.

      Eliminar
  2. Alguns dizem que, como o "chinoca" diz que não há Touch ID à frente mas não diz que passa para trás, então não traz Touch ID.

    Custa-me a crer, porque há muitas autenticações, em compras e nos pagamentos através do Apple Pay que usam o Touch ID.

    ResponderEliminar