2017/07/12

iPhone 8 poderá ser lançado com funcionalidades desactivadas


Continuam a surgir rumores de que a Apple estará a ter dificuldades em várias áreas do iPhone 8 que poderão fazer com seja lançado com funcionalidades desactivadas, que serão disponibilizadas posteriormente mediante actualização do sistema.

Para além das dificuldades de criar um sensor TouchID capaz de funcionar sob o ecrã, e que continua a ser causa de complicações (embora este relato diga que será provável estar pronto a tempo do lançamento) surgem indicações de que também o carregamento wireless e câmara frontal 3D estão a ser problemáticos e a dar bastantes dores de cabeça à Apple, ao ponto de ser possível que não estejam activados a tempo do lançamento do iPhone 8.

Lançar um produto que está manifestamente incompleto poderá ser criticado por muitos (e sem dúvida que haverá motivos para tal) mas é preciso relembrar que a Apple já abriu esse precedente com o iPhone 7 Plus, quando o lançou com a sua câmara dupla, mas com o modo "portrait" a só ser disponibilizado mais tarde através de uma actualização. Claro que neste caso a câmara continuava funcional, e o modo portrait, embora importante, era só um "bónus" que vinha melhorar as capacidades; e agora para o iPhone 8 fala-se de que esses problemas (a nível de software) poderão impossibilitar completamente o uso do carregamento wireless, e do método de autenticação facial frontal com câmara 3D... que poderão vir a ficar disponíveis apenas meses mais tarde...

Como sempre, quem tem o poder de demonstrar o seu agrado ou desagrado por estas tácticas são os próprios consumidores... que podem decidir não comprar um smartphone "em desenvolvimento", por muito que confiem de que a marca será capaz de cumprir com o prometido. A mim preocupa-me mais que este tipo de coisa se comece a tornar mais comum, e daqui por uns anos se esteja a comprar produtos descaradamente em fase "beta"... acreditando que eventualmente farão tudo o que é prometido, antes da chegada da próxima geração, com novas promessas, e assim sucessivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)