2017/07/17

ISS já tem um robot voador a bordo


A estação espacial internacional tem um novo membro robótico a bordo, e a sua missão é "espiar" tudo o que se passa.

O Int-Ball é um simpático robot esférico que se pode mover autonomamente ou ser controlado remotamente pelos operadores da missão em Terra, e cujo objectivo não será criar um canal de TV à "Big Brother", mas sim poupar trabalho aos astronautas. Em vez de se preocuparem em usar câmaras para documentar algumas das suas actividades, poderão deixar que isso seja feito pelo Int-Ball, que chegou à ISS no passado dia 4 de Julho, a bordo de uma cápsula Dragon reutilizada da SpaceX.

Com apenas 15cm de diâmetro, o Int-Ball conta com 12 pequenas ventoinhas que lhe permitem navegar e orientar-se em qualquer direcção. A sua câmara principal fica posicionada no meio dos seus "olhos luminosos" para facilitar o processo de saber para onde está a olhar; embora me pareça ser um dos casos em que mais sentido faria usar-se câmaras que permitissem captar imagens a 360º (e que auxiliariam a navegação).

Agora será apenas uma questão de tempo até que estes mini-robots comecem a ganhar capacidades extra... sendo que um dia destes acabaremos por ter um verdadeiro "R2-D2" a borda da ISS os estações espaciais futuras, facilitando a sua manutenção.






Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)