2017/07/13

Seeing AI da MS descreve o mundo visto pela câmara do smartphone


Esta app da MS dá uso à Inteligência Artificial para reconhecer o mundo e descrever o vê em voz alta.

Os smartphones vieram colocar-nos uma câmara sempre à mão, e com a capacidade crescente do seu poder de computação, há cada vez mais coisas que se podem fazer com eles. Uma delas é usar o smartphone para nos descrever o que temos à nossa volta - como faz este Seeing AI da Microsoft - e que se torna numa ferramenta altamente valiosa para os invisuais.

Os utilizadores podem apontar o smartphone para objectos para os identificar, pessoas (com reconhecimento das suas emoções e idade), ler documentos em voz alta, e até identificar notas (de particular interesse nos EUA, onde as notas têm todas o mesmo tamanho, complicando a vida a quem tem que as distinguir sem ver. Tudo isto sendo feito com processamento do próprio smartphone e não estando dependente de uma ligação à internet; que no entanto continua a ser necessária para fazer algum do reconhecimento mais complexo, como reconhecimento de escrita manual, ou a descrição completa de cenas.

Infelizmente a app está por agora limitada aos EUA (e iOS), não sendo dada qualquer indicação quanto à possibilidade de chegar ao resto do mundo - o que me faz voltar a perguntar: mas qual o sentido de restringir a instalação de apps a determinado país? Porque não deixarem que sejam os utilizadores a decidir se a querem instalar (mesmo que surgisse uma advertência a dizer que a app só funcionaria em determina língua e que as funcionalidades poderiam não funcionar tão bem noutros países).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)