2017/07/26

USB 3.2 vai duplicar velocidade do 3.1


O USB 3.1 e as fichas Type-C vão, aos poucos, tornando-se mais comuns, mas eis que já temos o USB 3.2 no horizonte que irá duplicar as velocidades actuais.

O novo USB 3.2 irá tirar total partido dos cabos actuais e permitir a duplicação de velocidade até aos 20Gbps. Isto é possível pois os cabos USB Type-C têm 15 fios condutores independentes, oito dos quais estão dedicados ao USB SuperSpeed - o problema, é que na implementação actual do USB 3.1, apenas são utilizados quatro desses fios, com os restantes a poderem ser utilizados no "Alternate Mode" para transportar sinais como o DisplayPort ou Thunderbolt. Caso se utilize apenas o USB, esses quatro fios ficam sem utilização... coisa que o novo USB 3.2 virá resolver.

Com esta nova versão do USB, será possível dar uso aos 8 fios para as comunicações USB, o que na prática faz com que se dupliquem as velocidades actuais. Ao se utilizar dispositivos USB 3.2 com cabos USB 3.1 Gen 1 será possível duplicar as velocidade de 5 para 10Gbps; no caso da utilização de cabos Gen 2, as velocidades sobem dos 10Gbps para os 20Gbps.

... Tal como acontece com o USB 3.1, não se espere que a primeira geração de produtos 3.2 seja imediatamente capaz de tirar partido de toda esta velocidade, mas a seu tempo, lá se chegará ao ponto de podermos ter discos SSD externos capazes de superarem os 2GB/s via USB!

1 comentário:

  1. Muito bom mesmo! E pensar que usamos disquetes com uns miséros KB

    ResponderEliminar

[pub]