2017/08/25

Android 8.0 Oreo conta com Rescue Party para combater bootloops


A maioria das novidades do Android 8.0 Oreo refere-se a trabalho de bastidores que não será imediatamente visível pelos utilizadores, mas uma delas irá tentar evitar frustrações no caso dos seus equipamentos entrarem em bootloop.

Os nossos dispositivos mobile são, por norma, bastante mais fiáveis que os computadores tradicionais, mas quando alguma coisa corre mal é muito menos provável que o utilizador comum saiba o que fazer. Ao contrário do que acontece num computador, onde até se pode reinstalar o sistema operativo com relativa facilidade, no caso de um smartphone que se recusa a arrancar (ou mais concretamente, reinicia continuamente durante esse processo de arranque - o chamado "bootloop") as coisas complicam-se.

É algo que a Google achou que merecia ter tratamento especial, e por isso no Android 8.0 Oreo temos um novo sistema chamado Rescue Party que tentará resolver os bootloops.

Quando o sistema detectar crashes contínuos no sistema (5 vezes em menos de 5 minutos) ou em apps (5 vezes em menos de 30 segundos) irá efectuar um conjunto de passos para resolver o problema e manter o equipamento em estado funcional. Se isso não resultar, arrancará o dispositivo em modo recovery com a sugestão de que se faça um factory reset.

Claro que ninguém gostará de chegar a este ponto... mas entre ter a opção de fazer isto para tentar resolver o problema ou ficar com um equipamento que não se pode utilizar e sem se saber como o resolver... parece-me uma boa ajuda. Pena é que se vá ter que esperar mais alguns anos até que isto chegue a percentagem significativa dos utilizadores Android.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)