2017/08/11

Backblaze fica mais rápido e com novas opções de partilha

O Backblaze é um serviço de backup ilimitado na cloud a preço acessível, e que com a mais recente versão 5.0 do seu software, fica ainda mais rápido e com novas funcionalidades de partilha de ficheiros.

Quem se preocupa com a segurança dos seus dados e quer evitar surpresas desagradáveis com discos avariados e outros imprevistos, certamente poderá sentir-se atraído pela perspectiva de, por apenas $50/ano, poder fazer backups ilimitados para a cloud (e sim, aqui são verdadeiramente ilimitados, por muitos terabytes que sejam).

Com esta actualização para o software 5.0, o processo de upload passa a ser bastante mais inteligente, tirando partido das ligações à internet mais rápidas de forma a atingir até 100Mbps de upload, o que será do agrado de todos os que estivessem a desesperar para fazerem o backup completo dos seus terabytes de dados; sendo que a velocidade também foi aplicada no sentido inverso, a nível de se poder fazer o download de um ficheiro específico de forma imediata e sem ter que se esperar pela preparação do download (a par de outras coisas como o preview de imagens, etc.)

Não menos interessante é que agora também passa a ser possível partilhar publicamente conteúdos guardados no serviço B2, que disponibiliza 10GB/mês de espaço gratuito e até 1GB/dia de downloads, o que será suficiente para muitos utilizadores.

... Só é pena a Backblaze não querer entrar nos serviços de sincronização tipo Dropbox... pois se juntasse essa funcionalidade ao seu serviço, então é que ia ser de arromba! :)

2 comentários:

  1. Há meses atrás, andei a pesquisar sobre o Backblaze e o Crashplan e acabei por não aderir a nenhum deles porque havia vários utilizadores que se queixavam essencialmente de 2 coisas:
    1 - Lentidão do upload (quem tem vários teras, tem de esperar vários meses até ter o backup completo);
    2 - Por vezes ao fazer download, o ficheiro zip vem com problemas.
    Pelo menos o problema da velocidade, deverá ficar resolvido.

    ResponderEliminar
  2. Tenho crashplan à vários anos e é um descanso. Já tive que recorrer e demora um pouco a fazer download de vários gigas. A APP para 2.5 terás ocupa mais de 1gb de memória.

    ResponderEliminar