2017/08/30

Bosch evita acidentes com bicicletas e abertura de portas


Já temos referido que o caminho até aos carros 100% autónomos passa por um aumento gradual do número de sistemas de assistência ao condutor, e nesse mesmo sentido a Bosch disponibiliza novos sistemas de travagem preventiva e alerta ao abrir as portas dos automóveis.

Na Alemanha, 25% dos acidentes envolvem bicicletas, pelo que um destes novos sistemas da Bosch é dedicado à travagem preventiva que tentar evitar o choque ou atropelamento de ciclistas e peões. Mesmo no caso do condutor estar distraídos e não reagir a tempo, este sistema consegue dar início à travagem em menos de 200ms e evitar o choque caso o carro circule a uma velocidade de até 40km/h.


E porque quem vai ao volante não tem que estar atento apenas enquanto conduz, há outro sistema que recorre aos sensores de longa distância para detectar veículos que se aproximem quando se acaba de estacionar e o condutor se prepara para abrir a porta. Este aviso de saída do carro da Bosch está activo em todas as portas do automóvel e avisa os ocupantes antes de estes saírem do automóvel – mesmo vários minutos após o carro estar desligado.

Outro bónus: enquanto for só evitar acidentes... não temos que nos preocupar com aquelas questões éticas sobre quem é que carro deveria escolher salvar ou matar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)