2017/08/28

Chevrolet Bolt EV pode ficar sem bateria a qualquer momento


Ninguém gosta de ter um smartphone que indique ainda ter um nível generoso de bateria mas que se apague de um momento para outro; agora imaginem isso a acontecer com um carro eléctrico.

Alguns compradores do Chevrolet Bolt EV estão a queixar-se que o seu automóvel pára sem qualquer motivo aparente quando ainda indica ter carga para fazer mais uma centena de quilómetros. É o tipo de coisa que em nada ajuda a dar confiança aos veículos 100% eléctricos, mas que a GM desvaloriza, dizendo que afecta menos de 1% dos cerca de 10 mil Bolts em circulação (o que significa que haverá 100 pessoas que se arriscam a ficar paradas na rua sem perceberem porquê).

É certo que problemas mecânicos e electrónicos não são exclusivos dos carros eléctricos (bem se sabe que praticamente todas as marcas têm séries mais/menos problemáticas, algumas delas com problemas sistémicos bem conhecidos que também obrigam a chamadas às oficinas para troca de peças)... mas com os carros eléctricos a terem menor complexidade mecânica, será natural que os problemas de software comecem a assumir uma maior percentagem das ocorrências.

... Seja como for, sempre será melhor ter uma bateria que indica o nível de carga errado e que deixe de ter energia... do que ter baterias que se arriscam a arder ou explodir...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)