2017/08/28

Como desactivar as notificações das apps em background no Android Oreo

Quem se mudar para o novo Android 8.0 Oreo vai descobrir que a sua área de notificações passará a ter referência permanente a todas as apps que estiverem a funcionar em background. Felizmente, é possível escondê-las, sem root, com a ajuda do Tasker.

Uma das coisas em comum entre o Android 8.0 Oreo e o novo iOS 11 é que ambos os sistemas passam a ser muito menos permissivos quanto ao que se passa em background. No iOS, teremos um alerta bem visível sempre que uma qualquer app em segundo plano aceder aos serviços de localização; no Android, todas as apps em background terão direito a icon e notificação, para que o utilizador esteja informado.

O problema é quando se tratam de apps que sabemos que temos a correr (e queremos que assim seja), pois não há forma oficial de fazer desaparecer essas notificações que roubam precioso espaço à area das notificações que se gostaria de ver apenas com notificações temporárias. Mas, eis que entra a versatilidade do sistema em acção, com uma pequena ajuda do Tasker e do plugin Notification Listener.

O processo é um pouco trabalhoso mas tem a vantagem de não necessitar de root nem interferir de forma abusiva com o sistema, pois tudo o que faz é silenciar temporariamente as notificações criadas pelo "Android System"... mas especificando um período de 10000000000000 segundos. O que significa que não terão que se preocupar com isso durante os próximos 300 mil anos... (mas seria mais agradável que o próprio sistema Android disponibilizasse uma forma de gerir estas notificações, para esconder as das apps que não quisermos permanentemente exibidas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)