2017/08/24

Google Backup and Sync está a duplicar fotos na cloud


A tentativa da Google uniformizar a app do Google Drive e o uploader do Google Photos não está a correr lá muito bem, com a nova app Backup and Sync a reenviar todas as fotos em duplicado novamente para a cloud.

Para uma empresa que vive da cloud seria de esperar que a Google soubesse o que faz, especialmente quando lança uma nova app que tinha por missão simplificar e unificar duas apps anteriores com funções idênticas. No entanto a Google parece ter-se esquecido de uma funcionalidade básica: a de reconhecer pastas e fotos que já tivessem sido enviadas para o Google Photos... com a app a reenviá-las novamente e a duplicá-las.

Como se isto não fosse um bug bastante grave (que nem se percebe como poderá ter chegado à versão pública), a situação torna-se ainda mais ridícula com o suporte da Google a dizer que situação será resolvida na próxima versão, que só chegará dentro de aproximadamente três semanas(!) - o que tem feito com que muitos utilizadores simplesmente desinstalem a app e continuem a fazer o upload das fotos através do browser.

Aliás, as dúvidas e confusões relativas a esta app são muitas, com alguns utilizadores a continuarem intrigados porque motivo a anterior Google Photos Backup fazia a sincronização correcta das fotos, mas a nova "Backup and Sync" apenas fazer o backup e não a sincronização...

... Está visto que ainda muito há por fazer para retirar toda a complexidade das interligações do que se tem no disco local e na cloud, e saber que operações num lado afectam o outro e vice-versa...

1 comentário:

  1. Com efeito, a aplicação antiga nunca me falhou. Ainda não fiz a atualização porque na verdade, não desejo ter as fotos na Drive, antes apenas no 'Fotos'.

    ResponderEliminar