2017/08/13

Google revela sites que se arriscam a ter publicidade bloqueada


Não demorou para que a Google começasse a avisar os sites que se arriscam a ficar com publicidade bloqueada pelo Chrome a partir do próximo ano, sendo que o mais assustador é ver a quantidade de sites populares que recorre a publicidade abusiva.

A Google está a alertar apenas os sites mais populares (quem usar as ferramentas da Google poderá ver o estado para os seus próprios sites) mas entre os avisados temos sites como o da Forbes, New York Daily News, Los Angeles Times, The Independent, TV Guide, Chicago Tribune, LifeHacker, ZDNet, PCMag, Washington Times, Eurogamer, entre outros... sendo que um dos pontos críticos em muito deles é utilização de publicidade com popups, considerada a mais intrusiva e irritante de todas pelos utilizadores.

É um panorama que demonstra bem o exagero em que muitos sites caíram, de tentarem impingir a máxima quantidade possível de publicidade aos seus visitantes, deixando que os conteúdos sejam relegados para segundo plano - uma inversão completa daquilo que seria desejável ter, e que muito provavelmente até seria recompensado com uma maior fidelidade e apreço dos visitantes, ao ponto de até ficarem mais receptivos a considerarem opções de subscrição ou de ajuda aos sites.

... É que, da forma como estão actualmente, quem é que se sente com vontade de ajudar um site que ao ser visitado, nos afronta logo com um popup a encher o ecrã (ou até a abrir janelas popunder com publicidade) e que nos obriga a esperar longos segundos para o podermos fechar - ou a ter que realizar uma verdadeira aventura para procurar o "x" que permite encerrar a janela?

1 comentário:

  1. Tudo indica que o ad-blocker do Chrome vai receber desses sites o mesmo tratamento que se recebe com os outros: "Notámos que tem o ad-blocker ligado. Desative-o (...)"

    "Ah, mas a Google avisou-os, vão eliminar a publicidade abusiva e fica toda agente contente. Então a Google vai dar pulos porque os seus anúncios nos sites não vão ser bloqueados - vai-se encher de dinheiro (ainda mais)"

    Pois sim, Jaquim ;-)

    ResponderEliminar