2017/08/11

Ikea começa a vender baterias para acompanhar painéis solares


Depois de ter começado a vender painéis solares em 2013, a Ikea dá o passo seguinte e passa a disponibilizar também baterias para as casas, ao estilo das Powerwall da Tesla.

Gerar energia "gratuita" a partir do Sol é algo que se vai tornando cada vez mais atractivo, mas o problema é que a maior parte dessa energia é gerada durante o dia, quando o que se pretendia seria reduzir os gastos com os consumo feitos à noite. Daí que, mais tarde ou mais cedo, quem investe em painéis solares tem que equacionar a utilização de um sistema com baterias, que permita acumular energia durante o dia para a utilizar à noite, e é isso mesmo que a Ikea quer facilitar, vendendo baterias para acompanharem os seus painéis solares.

É algo ao estilo do que a Tesla faz com as suas Powerwall, com a diferença de que a solução vendida pela Ikea ter bastante menos potência. As baterias Ikea começam com uma capacidade de 3.3kWh e vão custar £3000, enquanto que a Powerwall da Tesla disponibiliza 14kWh por £5900. À primeira vista, parece que os habituais preços competitivos da Ikea não se transferiram para estas baterias... o que é pena, pois o mercado bem que agradeceria soluções competitivas nesta área.

De qualquer forma, para nos preocuparmos (mais) com isto, seria necessário a Tesla começar a vender os painéis solares e baterias em Portugal... coisa que faria todo o sentido considerando a nossa exposição solar.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)