2017/08/05

Nvidia mostra animação facial realista usando inteligência artificial


Um dos maiores desafios da animação CGI é replicar rostos humanos com expressões realistas, mas a Nvidia e a Remedy parecem ter resolvido o problema recorrendo à inteligência artificial.

A Remedy, responsável por jogos como Alan Wake e Quantum Break, sabe muito bem o tempo e esforço necessário para transpor o rosto de actores para as suas representações digitais. São precisas horas de trabalho para limpar os resultados obtidos através de dispendiosos sistemas de motion capture e face tracking. Mas esse trabalho está prestes a ser drasticamente reduzido...

Recorrendo à inteligência artificial, a Remedy e Nvidia criaram um sistema que consegue transpor as expressões de um rosto gravado por uma câmara para um rosto digital (sem quaisquer marcadores) - e fazê-lo de forma a que esteja pronto a usar sem necessidade de retoques. Ainda mais impressionante é que, depois de ter sido treinado com alguns minutos de vídeo, este sistema consegue recriar as animações faciais mesmo a partir de uma mera gravação áudio.

... Seguramente veremos isto em acção nos próximos jogos da Remedy, e de outros estúdios que previsivelmente se apressarão a utilizar este mesmo sistema.

1 comentário: