2017/08/16

SonicSpy é o mais recente spyware a chegar à Play Store

Vão sendo cada vez mais frequentes os casos de malware que conseguem chegar a apps na Play Store, e desta vez temos mais um spyware que conseguiu enganar os sistemas de detecção da Google.


A segurança é um tema que devido à sua importância, abordamos com frequência. Desta vez temos uma notícia relacionada com spyware, o qual já chegou a ser detectado em algumas apps que estão disponíveis no Google Play.

Segundo a Lookout, esta variante denominada "SonicSpy" foi encontrada na aplicação Soniac - um clone do popular Telegram que já contavam com 1000 a 5000 downloads - que para além de actuar como app de mensagens também era responsável por recolher informação dos equipamentos onde estava instalada.


Depois de instalado, o SonicSpy é capaz de executar 73 operações remotamente, entre as quais se encontram a capacidade de gravar áudio, tirar fotografias, efectuar chamadas, enviar sms para números específicos e obter informação de chamadas, contactos, e informação sobre ligações WiFi.

Como é habitual, a recomendação vai para os cuidados que devem ter ao instalar aplicações, evitando a todo o custo instalar apps que não sejam de developers conhecidos e com boa reputação.


por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)