2017/08/19

Tabela periódica interactiva


Se são daquelas pessoas que têm dificuldade em visualizar o significado da tabela periódica, talvez aquilo que falte seja uma mera associação dos elementos químicos a coisas do dia a dia, como faz esta tabela interactiva.

A tabela periódica dos elementos é algo com que todos, mais cedo ou mais tarde, se deparam. Infelizmente, nem todos têm a mesma aptidão para lidar com este tipo de assunto, e nesse caso, toda a ajuda será bem vinda - incluindo a desta tabela periódica interactiva. (Actualização: também podem espreitar esta em Português.)

Se há elementos que dispensam apresentação ou dificuldade de memorização (coisas como o hidrogénio, hélio, ouro, urânio, etc.) outros haverá que são mais complicados de perceber onde se encontram ou para que servem. Por exemplo, o lantânio poderá ser algo que poucos saibam para o que serve... mas talvez isso fique facilitado se soubermos que é usado para criar as lentes das câmaras e telescópios "devido ao elevado índice de refracção e baixa dispersão". Ou que o tecnécio, o primeiro elemento a ser produzido artificialmente, é usado como marcador na medicina nuclear.

Quer seja por curiosidade ou por necessidade (ah, que saudades das aulas... NOT! :) estas tabelas periódicas interactivas podem ser a pequena ajuda que faltava para que alguns destes elementos sejam de mais fácil compreensão e/ou memorização.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)