2017/08/05

Transformar CO2 em combustível mais perto da realidade


Embora o futuro seja solar, os combustíveis fósseis não seriam tão problemáticos se os conseguíssemos transformar em combustíveis renováveis, e os cientistas já deram mais um passo nesse sentido.


A ideia de reconverter o CO2 em combustível não é nova, mas o problema é que ainda não se encontrou um processo de o fazer de forma eficiente. Isso poderá estar prestes a mudar com um novo processo que parece ter uma taxa de conversão de quase 100%. Como sempre, ainda há muito pela frente até que tal se possa tornar num processo industrial em grande escala... mas é mais um caminho a explorar e que poderia ajudar a minimizar o impacto do muito CO2 que temos expelido para a atmosfera... e as suas consequências.

(Seria bom termos a capacidade de "terra-forming" aqui no nosso próprio planeta, para o manter nas condições ideais... E talvez venha a ser a única solução, considerando o rumo que as coisas estão a levar...)

5 comentários:

  1. E que gás será libertado nesse processo? Não será ele também tóxico?

    ResponderEliminar
  2. Isto parece uma tentativa das petrolíferas para continuarmos com combustíveis fósseis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou então será uma boa maneira de manter os carros clássicos e assim de quem gosta de carros a funcionar.

      Para mim o futuro devia ser assim. Quem usa o carro apenas como modo de transporte andava de carro eléctrico, de preferência com auto pilot, quem gosta de carros usava os a gasolina sempre que quisesse podendo optar por um eléctrico para o dia-a-dia

      Eliminar
  3. Já ouvi dizer que este tipo de conversões são impossiveis do ponto de vista energético: https://www.youtube.com/watch?v=dzq9yPE5Cbo

    ResponderEliminar
  4. Chama-se fotossíntese ..... uau :)

    ResponderEliminar