2017/09/01

ARCore é a resposta da Google ao ARKit


Depois de se ter esforçado por promover a realidade aumentada com o Project Tango, a Google rende-se às evidências e opta por seguir a táctica do ARKit da Apple com o novo ARCore.

Com o Tango a Google disponibilizou uma plataforma que permite a criação de experiências de alta-qualidade em realidade aumentada (e não só) com todo um conjunto de sensores especializados (incluindo câmaras 3D). No entanto, este ano a Apple jogou uma carta inesperada ao apresentar o ARKit, sistema que facilita a criação de apps que usem realidade aumentada, com a vantagem de dispensar hardware adicional e funcionar na maioria dos iPhones já existentes no mercado (desde o iPhone 6/SE) - e que rapidamente deu origem a exemplos bastante criativos das suas potencialidades.

Foi algo a que a Google não poderia ficar indiferente... e a resposta, certamente tratada em modo de urgência, é o ARCore para Android.


Na prática trata-se de um "ARKit para Android", replicando muitas das suas funcionalidades em termos de facilitar a vida aos developers em termos de detecção de planos e de fazer o tracking de movimentos, e também tomando conta de forma automática de questões como a iluminação e sombras, permitindo que os objectos virtuais se integrem de forma bastante mais realista no mundo real.

Os primeiros resultados parecem ser bastante positivos, com uma qualidade de tracking idêntica ou superior à que se tem visto no ARKit. A grande questão é saber a que Androids é que isto chegará, já que no caso do ARKit sabemos que irá funcionar em iPhones e iPads com CPUs A9 ou mais recentes (ou seja, iPhone SE e 6S em diante) mas para este ARCore, apresentado em modo "preview", a Google refere apenas os Google Pixel e Samsung Galaxy S8, prometendo que esse número será expandido no futuro.



P.S. Mesmo que não acreditem no factor "prático" de usar realidade aumentada a segurar num smartphone ou tablet, não se esqueçam que acaba por ser apenas um passo intermédio que ganhará toda uma nova dimensão quando for aplicada a óculos digitais.

1 comentário:

  1. Já começaram a aparecer muitos demos do ARKit
    É preciso esperar para ver que desenvolvimento vão ter as apps, mas dá-me a impressão que o impacto vai ser grande.

    https://www.macrumors.com/2017/08/28/arkit-sculpting-food-virtual-pets-zombies/

    ResponderEliminar