2017/09/26

Pesquisa da Siri e Spotlight passa a usar o Google em vez do Bing


A Apple parece ter acedido aos pedidos dos utilizadores frustrado com os resultados das pesquisas dadas pelo Bing e vai finalmente passar a utilizar o motor de pesquisa da Google.

Fazer uma pesquisa usando a Siri ou o Spotlight apresentava resultados fornecidos pelo Bing da Microsoft - a não ser que os utilizadores dissessem expressamente algo como "Hey Siri search Google for...". A partir de agora isso deixará de ser necessário, pois a Apple vai passar a usar o Google para as pesquisas feitas via Siri ou Spotlight, tanto em iOS (iPhones e iPads) como Macs.

Como já é habitual na Apple, estas pesquisas são feitas usando identificadores anónimos, para que a Google não consiga associar as pesquisas aos utilizadores, e quando clicarem num dos resultados, irão directamente para a página de destino sem passar por nenhuma página da Google. No entanto, a Apple optou por manter o Bing para a pesquisa de imagens, o que de certa forma demonstra que nessa área o Bing não fica atrás da pesquisa de imagens da Google.

Claro que o ideal seria a Apple permitir que cada utilizador escolhesse nas definições quais os motores de busca que deseja utilizar para pesquisas na web, de imagens e de vídeos... e assim já ficava o problema resolvido por todos os que preferissem usar Google, Bing, DuckDuckGo ou outros motores de pesquisa.

1 comentário: