2017/10/21

Bitcoin passa os $6000 e não dá sinais de parar


A euforia do Bitcoin atinge novos máximos históricos, com a criptomoeda digital a superar a marca dos 6000 dólares e continuar a subir de forma alucinante.

A anterior euforia de 2013, quando o Bitcoin chegou aos $1000, seguida do posterior crash que durante cerca de três anos deixou a moeda perto dos $500, parece agora um pequeno percalço no gráfico, que neste ano de 2017 tem assistido a subidas que desafiam todas as explicações. As barreiras dos 2000, 3000, 4000, 5000 e agora os 6000 dólares foram quebradas numa questão de semanas... e mesmo as vozes críticas parecem ter mudado de opinião ao verem os potenciais milhões (milhares de milhões?) que estavam a "perder" enquanto iam criticando...

Neste momento cada Bitcoin aproxima-se do valor de 6200 dólares e, não menos importante, o seu valor total de mercado superou pela primeira vez os 100 mil milhões de dólares... o que é bastante significativo.



Relembro que no início do ano cada Bitcoin valia "apenas" $1000, pelo que quem tivesse comprado nessa altura já teria mais que sextuplicado o seu investimento; mas mesmo que tivessem comprado Bitcoins há apenas um mês atrás, quando estava a $3600, também já teriam ganho 70% do investimento (nada mau para um mês de "trabalho").

Claro que tudo isto pode mudar a qualquer momento, e podemos assistir a novo "crash" que faça tombar os Bitcoin... o segredo seria saber se/quando isso irá acontecer, para vender e depois voltar comprar a preço reduzido... mas isso é daquelas coisas que só funciona bem "a olhar para o passado" depois de já ter acontecido.

Quem não terá motivos de queixa é o criador do Bitcoin, o misterioso Satoshi Nakamoto que se acredita que tenha 980 mil Bitcoin dos tempos iniciais, enquanto ainda era fácil gerar Bitcoins. Esses pequenos bytes de informação valem hoje mais de 6 mil milhões de dólares(!) colocando-o perto da 240ª posição das pessoas mais ricas do mundo. Nada mau, pois não?


P.S. Se querem saber se agora ainda é um bom momento para comprar Bitcoin, isso cada um terá que decidir por si. Por um lado, poderão comprar e daqui por um mês estarem satisfeitos ao ouvir que os Bitcoin já superaram os 10 mil dólares; por outro lado, também nada impede que daqui por um mês já só valha uma fracção do que vale hoje. Segundo os mais optimistas, os BTC poderão vir a atingir 100 mil ou 200 mil dólares daqui por alguns anos. Mas... não é por se ser optimista que as previsões se tornam garantias. ;P

5 comentários:

  1. Aventurei-me no coinbase com uns quantos euros em Agosto e hoje fiz o withdraw dos bitcoins para euros. Consegui uma valorização de 41%. Se não houver nenhum crash súbito, é uma excelente alternativa às acções, ainda para mais quando não temos de pagar impostos relativos a mais valorização com bitcoins

    ResponderEliminar
  2. Como se pode comprar bitcoins? É fácil usar o Coinbase? Dá para ter um backup offline da carteira? Pagam como ? CC ou SEPA ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é pela facilidade que o tenho utilizado. Transf SEPA (também dá para usar CC, mas não o fiz).

      A nível de segurança penso que não lhes falte nada. Autenticação 2step, validação de operações, secure vault/wallet etc.

      Eliminar
    2. qual a taxa da transferência SEPA ? E já agora, que fazem? deixam as bitcoins no Coinbase ou transferem para uma carteira offline ou uma 'paperwallet' ? Não percebi são as taxas que pagamos para transferir de uma carteira para outra..

      Eliminar
  3. O coinbase tem muitas taxas. Eu uso o kraken.

    ResponderEliminar