2017/10/07

Cloudflare suspende sites que usam Coinhive para gerar Monero à custa dos visitantes

A Cloudflare não aprecia que muitos sites estejam a recorrer ao Coinhive para usar o processamento do computador dos visitantes sem o seu consentimento e está a suspender o serviço, com a ameaça de remoção permanente se não rectificarem a situação.

A ideia de usar os computadores dos visitantes para gerar dinheiro digital é interessante como potencial alternativa à apresentação de publicidade, e tem ganhado visibilidade à custa dos testes no Pirate Bay e incidentes como o do site do canal ShowTime e do Cristiano Ronaldo. O problema é que não é preciso muito para que uma boa ideia possa ser abusada, e infelizmente é isso que se tem passado.

A ideia da CoinHive era a de que os sites iriam pedir permissão aos utilizadores para que pudessem usar os seus computadores para gerar a moeda digital monero cedendo parte do seu poder de processamento. Infelizmente, na prática, aquilo a que se assistiu foi um número crescente de sites a usarem o script sem darem qualquer informação aos utilizadores e - demonstrando ainda mais a sua falta de bom senso e respeito pelos visitantes - usando 100% do processamento disponível em vez de apenas uma percentagem mais reduzida. Com o uso a 100%, os utilizadores notarão imediatamente o impacto no desempenho do seu computador, com todas as operações a ficarem mais lentas, e obviamente um aumento considerável na temperatura e velocidade das ventoinhas.

Não é por isso de estranhar que a Cloudflare tenha decidido tratar os sites que usam o Coinhive sem darem qualquer opção aos visitantes, como sendo malware e suspendendo o serviço. Os afectados podem pedir a reactivação do serviço, mas ficam sujeitos a que, da próxima vez que sejam apanhados em tácticas idênticas, possam ser banidos permanentemente da Cloudflare.

6 comentários:

  1. Este addon para browsers funciona bem a bloquear, dos meus testes foi o único que conseguiu bloquear o CoinHive

    https://github.com/keraf/NoCoin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O uBlock já o bloqueia há algum tempo.

      Eliminar
    2. Vou experimenar já que até é um bloqueador de mais coisas.

      Eliminar
    3. Nop, o único addon que me funciona bem é o NoCoin

      Eliminar
    4. Podes sempre acrescentar a regra manualmente se não estiveres a subscrever uma lista que o esteja a bloquear

      Eliminar
    5. Não sei como está no uBlock, mas com o uBlock Origin tens de seleccionar a opção "uBlock filters – Resource abuse" (eu não a tinha seleccionado, por exemplo). A mim funciona e já não há cá Coinhive para ninguém.

      Eliminar