2017/10/01

Facebook testa reconhecimento facial para recuperação de contas


O reconhecimento facial voltou ao topo das notícias com o Face ID do iPhone X e o Facebook parece não querer ficar de fora, estando a testar um sistema de reconhecimento facial para validar o utilizador no processo de recuperação de contas.

Por agora o processo tem estado a ser testado com um número reduzido de utilizadores (como é, de resto, habitual em todas as novidades do Facebook) e permitirá aos utilizadores usarem a câmara dos seus smartphones (e computadores?) para demonstrarem ser quem são no caso de executarem o procedimento de recuperação de conta após terem tido a conta bloqueada por algum motivo (muito provavelmente graças a alguma tentativa de acesso indevido).

É mais uma forma "original" que o Facebook está a testar, no passado tendo já experimentado coisas como pedir ao utilizador que identificasse fotos de amigos seus, para comprovar que a pessoa seria mesmo quem seria suposto ser. Mas, como é habitual neste tipo de coisas, tudo estará dependente da fiabilidade do sistema: se este reconhecimento facial do Facebook puder ser enganado por uma simples fotografia (que até poderá estar publicamente disponível no Facebook) não irá ter grande futuro certamente.

Pelo menos temos a questão de, no Facebook, a utilização de reconhecimento facial ser potencialmente mais bem aceite, considerando que a maioria dos utilizadores por lá partilhará fotos suas e sentir-se-á menos "intimidado" quanto a essa utilização. Afinal, se já lá tem as fotos, ao menos que possam ser utilizadas para melhorar a segurança (ou assim se espera.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)