2017/10/08

Gateway Xiaomi ZigBee e sensores Aqara em promoção


Querem ter uma melhor noção do que se passa em vossa casa mesmo quando estão fora dela? Isso é algo que pode ser feito a custo reduzido com os sensores e gateway da Xiaomi.

Dar inteligência a qualquer casa é algo que, felizmente, já não obriga a grandes investimentos e que hoje em dia pode ser feito por qualquer pessoa. Exemplo disso é o gateway ZigBee da Xiaomi e respectivos sensores e acessórios que a ele podemos associar, e que permitem criar uma estrutura bastante simpática para a fundação de uma casa inteligente que pode ser expandida de forma quase ilimitada.

Neste caso, o módulo base essencial é o gateway que é uma pequena peça que se encaixa em qualquer tomada e serve de cérebro do sistema e de interligação da rede WiFi com a rede ZigBee, e que tem um custo de cerca de 20 euros. Depois... como se costuma dizer: o céu é o limite.


Temos:

A constante é que estamos a falar de material que tem um custo bastante acessível e que usando a tecnologia ZigBee, pode funcionar a pilhar durante um ano ou mais sem qualquer chatice (o ZigBee foi concebido de raiz para este tipo de utilização, com foco no baixo consumo). Ou seja, por menos de 25 euros conseguem colocar em qualquer divisão um conjunto completo de sensores que vos permite saber se há movimento, nível de luminosidade, temperatura, humidade, e se tem uma janela ou porta aberta!

Numa primeira fase podem simplesmente usar o software da Xiaomi para criarem as vossas automações (por exemplo, receberem um alerta se abrirem a porta de casa); apagarem luzes se deixar de haver movimento durante determinado tempo numa divisão; etc. Mas as possibilidades aumentam exponencialmente se optarem por integrar todo este subsistema da Xiaomi numa plataforma tipo Home Assistant ou equivalente, quer permitirá ainda mais gama de combinação de acções com dispositivos de outros fabricantes (por exemplo, controlando lâmpadas Philips Hue ou módulos Sonoff).


Nota: não se esqueçam de adicionar um adaptador de tomada para o gateway, só por via das dúvidas.

10 comentários:

  1. Alguma diferenca relevante entre estes da aqara e dos da xiaomi https://www.gearbest.com/smart-light-bulb/pp_257677.html ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Funcionalmente não, mas os Aqara são de uma geração mais recente (e no sensor de movimento têm sensor de luminosidade, que os antigos não tinham).

      Eliminar
  2. https://community.smartthings.com/t/xiaomi-vs-aqara-door-window-sensors/90738

    ResponderEliminar
  3. Existe algum interruptor de parede que funcione a 110v?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta gama da Xiaomi, penso que os que são de ligar a AC são todos 220-240V.

      Eliminar
  4. OK, é que o GateWay em si é 110/220 os interruptores inteligentes é que não achei um 110v

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.
    Refere a possibilidade de combinar o sistema da xiaomi com módulos sonoff. É mesmo possível? A app da xiaomi detecta directamente cada módulo ou tem de se alterar alguma coisa?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "... se optarem por integrar todo este subsistema da Xiaomi numa plataforma tipo Home Assistant ou equivalente"

      Eliminar
  6. Carlos, obrigado pela pronta resposta. Fico no entanto um pouco sem saber o que quer dizer com isso exactamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ligar directamente a gateway da Xiaomi a sonoffs não é possível. Mas se usares o Home Assistant (ou outro programa equivalente), podes interligar todos os equipamentos lá, e depois controlares a partir dele. Só que obriga a mais configurações manuais, e no caso dos sonoff, sendo recomendado trocar o software original para um mais amigo destes sistemas open-source.

      Eliminar

[pub]