2017/10/16

Luna Display transforma câmara do iPad em botão


Lembram-se do Luna Display, o pequeno dongle que transforma um iPad em monitor secundário? Os seus criadores implementaram uma nova funcionalidade curiosa, que utiliza a câmara do iPad como botão.

A solução tem tanto de simples quanto de genial. Em vez de ocupar o ecrã com elementos de interface para algo que se desejava manter escondido durante a maior parte do tempo; e para não recorrer a gestos como o deslizar de fora para dentro do ecrã (que por vezes até já podem ter definidas acções do sistema), a equipa do Luna Display lembrou-se de simplesmente dar uso à câmara frontal como botão.

Embora seja uma utilização curiosa, levanta também algumas preocupações, pois poderá haver utilizadores que não fiquem confortáveis em saber que o seu iPad está continuamente com a câmara activa (embora a equipa garanta que aplica logo um efeito de "blur" para garantir que nunca tem acesso às imagens com detalhe que permita ver o que quer que seja). Nesse caso também poderão recorrer aos botões de volume para chamar o menu, mas não sendo uma operação tão prática quanto um toque na câmara.

... Idealmente, isto deveria ser feito com o sensor de luminosidade (ou "os", no caso do iPad Pro, que tem dois) mas seria mais difícil para o utilizador acertar com a sua localização. :)

Actualização (01/11): a Apple rejeitou a app.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)