2017/10/11

Mitsubishi explora sinais projectados na estrada


Para evitar acidentes causados por meras distracções, a Mitsubishi está a explorar a utilização de sinais projectados na estrada para melhor indicar o que um automóvel ou os seus ocupantes estão prestes a fazer.

Todos sabemos como é essencial que um condutor sinalize adequadamente as manobras que pretende fazer, para que o resto dos condutores possa estar a par das suas intenções e reagir em conformidade; mas muitas vezes as coisas podem tornar-se complicadas quando se trata de automóveis a circular em zonas repletas de peões. Por isso, a Mitsubishi propõe a utilização de sistemas ainda mais visuais, que projectem sinais do solo.

Por exemplo, em vez das simples luzes de marcha-atrás, este sistema poderia projectar uma setas no solo atrás do veículo, que seriam mais visíveis para quem estivesse a planear caminhar para essa área.


E para evitar acidentes com ciclistas, o processo de abertura de uma porta poderia ser sinalizado com indicação idêntica projectada na área da porta a abrir, assim como um indicador de perigo no vidro traseiro.

Este tipo de sistemas seria ainda mais recomendável no caso de utilização de veículos autónomos, em que não se pode olhar para o condutor para tentar aferir as suas intenções (quanto mais não seja, para ver se o mesmo tem consciência de que estamos "ali") e também para os veículos eléctricos, que sem o tradicional ruído do motor de combustão também podem apanhar muitos peões desprevenidos.

Por mim este sistema só peca por só contemplar a projecção de sinalização atrás e de lado; deviam ter projecção de sinalização a 360º! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)