2017/10/04

Samsung revela óculos VR Odyssey para Windows Mixed Reality


A Microsoft continua a apostar no Windows como plataforma para realidade virtual, e a Samsung já revelou os seus óculos HMD Odyssey que nada fica a dever às propostas habituais, como os Oculus Rift e HTC Vive.

A plataforma Windows Mixed Reality, que chegará com o próximo Fall Creators Update pretende ser o ponto central para todas as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, e a acompanhá-la teremos uma série de óculos VR de diversos fabricantes, como a Acer, Lenovo, Dell e HP. No caso da Samsung, que também tem feito forte investimento nestas áreas (com coisas como o Gear VR feito em parceria com a Oculus), a sua proposta é o HMD Odyssey.
Os HMD Odyssey da Samsung não escondem as suas ambições, superando a maioria (todos?) dos óculos VR anunciados para o Windows Mixed Reality. Em vez de LCDs estes óculos usam dois ecrãs AMOLED de 3.5" com resolução de 1440x1600 por olho a 90Hz, e com um ângulo de visão de 110º. Características que fazem antever uma experiência VR de luxo, e que também contam o tracking "inside out" que recorre a câmaras montadas nos próprios óculos em vez de depender de câmaras externas ou outros módulos de localização, facilitando o processo de utilização em qualquer lado de forma imediata. Outro pormenor interessante é que também temos headphones integrados (da AKG), e dois controladores para as mãos, que se tornam indispensáveis para a interacção "à altura" nos mundos VR.

Estes Samsung Odyssey vão custar $499 (o mesmo que os Oculus Rift) pelo que se afiguram como uma excelente opção para quem quiser entrar no mundo VR do Windows Mixed Reality - que, esperamos, venha a unificar a plataforma e evitar a fragmentação que se vai assistindo, de se terem conteúdos VR para os Oculus Rift, e conteúdos VR para os HTC Vive, etc. Isso será um passo essencial para que a realidade virtual possa aspirar a conquistar o público em geral.


3 comentários:

  1. Mas HMD não era a marca que tomou conta dos telemóveis NOKIA?! Bela escolha de nome dona Samsung :D

    ResponderEliminar
  2. Esta enxurrada de óculos não traz nada de novo e contem todos os inconvenientes do Rift e do Vive...

    ResponderEliminar