2017/10/14

SpaceX lança (e aterra) terceiro Falcon 9 usado


Depois de fazer com que os lançamentos dos Falcon 9 fossem bem sucedidos ao ponto de já parecer fácil, a SpaceX volta a demonstrar - pela terceira vez - a lançamento de um foguete reutilizado, também com sucesso.

A reutilização dos foguetes Falcon 9 é um pontos fulcrais para que a SpaceX consiga atingir o seu objectivo de transportar coisas até ao espaço a custo reduzido (de outra forma não seria necessário todo o investimento feito para os fazer aterrar suavemente) e depois do marco que foi o primeiro lançamento de um foguete "usado", eis que também isso parece estar bem encaminhado no sentido de se tornar algo rotineiro.

No caso desta missão que colocou em órbita geo-estacionária o satélite EchoStar 105/SES-11, foi utilizado um Falcon 9 que já tinha utilizado em Fevereiro para levar uma carga até ISS. Este foi o 15º lançamento da SpaceX este ano, e até ao final do ano - não havendo imprevistos -  deverão fazer ainda mais cinco lançamentos, o que resultará numa média que se aproxima dos dois lançamentos por mês.

... Parece que também o espaço começa a ficar cada vez mais perto! :)

2 comentários:

  1. Em 8m50s vai ao espaço deixa um satélite e volta são e salvo. Impressionante.
    Claro que existem semanas de preparação antes mas não deixa de ser notável o tempo necessário para ir e voltar.

    ResponderEliminar
  2. O Falcon 9 colocou o satélite numa órbita de transferência geoestacionária. Nos próximos tempos o satélite é que se coloca numa órbita geoestacionária.

    ResponderEliminar